Club de
São Carlos
MEMÓRIA SÚMULA no RCSC
Em 1949 no distrito 41 de RI na governadoria de Ariovaldo Barros Camargo, que teve como seu representante o governador do distrito ano 1946-1947 Oliver W Hailand, iniciaram-se os trabalhos para a criação do Rotary Club de São Carlos.
Em 01/04/1949, liderados por Ernani da Fonseca pela primeira vez reuniram-se, no Hotel Acácio, as pessoas interessadas e assim o fizeram semanalmente até que, em O3 de Maio de 1949, constituído o primeiro Conselho Diretor, o grupo recebeu a visita do governador e de rotarianos do clube padrinho, o Rotary Club de Campinas, que doou a bandeira de Rotary International em reunião festiva também no mesmo hotel. Oliver W. Hailand doou o primeiro sino.
Em 13 de Junho de 1949 o Rotary International oficialmente assinou a carta constitucional e nasceu o Rotary Club de São Carlos que receberia, em reunião festiva, no São Carlos Clube, essa carta em 27 de Agosto de 1949 das mãos do então governador 1949/1950, Roosevelt Ribeiro, do agora distrito 121, vez que houvera um redistritamento de R.I..
Compunham o grupo de fundadores os seguintes sócios:- Arsênio Alves Junqueira, Alfredo Bauer, Arsênio Agnesini, Caio Figueiredo Silva, Charles de Barros Murdock, Dalmo do Vale Nogueira, Elisiário Fernandes de Araújo, Elias J. Ferrari, Ernani Fonseca, Emilio Fehr, José Eliseo de Oliveira Leite, José Paulo Spalini, José Pedroso Camargo, João Alves Melo, João Ferreira, João Leopoldina, Miguel Abdelnur, Mário Tolentino, Miguel Petrilli, Núncio Cardinalli, Orlando Fazzari, Olívio Acácio, Plínio Moreira Pinto, Scipião Picolo e Victor Florenzano.
O primeiro Conselho diretor eleito ficou assim constituído- Presidente: Elisiário Fernandes de Araújo; Vice-Presidente: João Leopoldino: 1°. Secretário: Arsênio Alves Junqueira; 2°. Secretário: Scipião Picolo; 1°. Tesoureiro: Victor Fiorenzano; 2°. Tesoureiro: Alfredo Bauer; Protocolo: Caio Figueiredo Silva; Diretores sem pasta: João Alves Melo, Elias J. Ferrari e Olívio Acácio.
O Rotary Club de São Carlos foi constituído de sócios de alta representatividade social que já primavam na cidade pela liderança que exerciam. Juntos no clube, ao longo dos anos, prestaram inúmeros serviços à comunidade. Alguns mais relevantes merecem ser citados.
Uma década de monumentais Festas das Nações
Edificação de Capela no Cemitério Nossa Senhora do Carmo
Orientação para a preservação dos bondes em praças públicas, após a desativação dos serviços
Idealização e apoio na criação de um primeiro curso de língua inglesa.
Idealização e concretização da Faculdade de Enfermagem no campus da UFSCAR
Outros projetos marcaram as realizações do clube
Construção do Parque Infantil na Creche Anita Costa em 1960
Doação de Respirador Artificial (Pulmão de Aço) à Santa Casa para atender aos casos graves de pacientes acometidos de Poliomielite, em 1961
Idealização, construção e gestão da APAE - Escola Rotary para Crianças Excepcionais¡ que recebeu o nome do saudoso companheiro Dr. Angelo Passeri, inaugurada em 08/03/1970.
Projeto comunitário de Coleta Seletiva de Lixo
Idealização e construção da Creche Gildiney Carreri
Decisiva atuação no projeto e aquisição do elevador para cadeirantes da APAE
Em parceria com a Fundação Rotária de Rotary International e clubes de Rotary de outros Países:-
a) Aparelhos e Instrumentais de Neuroestimulação Precoce para a APAE, em 2001. - USS 10.000,00 - Rotary Club de São Carlos e Fundação Rotária (não houve necessidade de parceria).
b) Idealização, projeto e aparelhamento do Hemonúcleo Regional da Santa Casa em parceria com o Distrito 4900 da Argentina, trabalho de três anos rotários inaugurado em 2009 com investimento de USS 150 000,00
c) Em parceria com RC Escondido Sunrise do Distrito 5340, investimento de USS 35 000,00 instrumental para tratamento de crianças da APAE com déficit neuropsicomotor, no ano rotário 2014-2015.
d) Subsídio Distrital em 2015, no valor de USS 2.500,00, beneficiando a APAE.
e) Subsídio Distrital em 2016, no valor de USS 2.500,00, beneficiando a CEMEI Profa. Marli de Fátima Alves.
Outros projetos viabilizados pelo clube:-
- Rotaract Club Tecnosanca -fundado no ano rotário 90/91
- Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário do Jardim Real fundado no ano rotário 2001/2002
- lnteract Club de São Carlos - fundado em 11.05.2011
Clubes fundados pelo RCSC
1. RC de Ribeirão Bonito 13/05/1967
2. RC de Dourado 10/11/1968
3. RC de São Carlos Sul 1968/1969
4. RC de São Carlos Pinhal 09/10/1979
5. RC de São Carlos Bandeirantes 11/05/1989
6. RC de São Carlos Norte 18/05/2001
7. RC de São Carlos Clima 10/02/2015
8. RC Satélite de São Carlos 07/06/2019
- Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário do São Carlos VIII, assumido no ano rotário 2017/2018, do RC de São Carlos Bandeirantes
- Apoio ao desenvolvimento das atividades, na comunidade do São Carlos VIII, através do Projeto Skate, que visa tirar as crianças e jovens da rua, dar desenvolvimento social e participativo.
- Elaboração e criação do Clube Satélite do RC São Carlos, exclusivo de mulheres, tendo tido o seu reconhecimento pelo Rotary Internacional em 7 de Junho de 2019. Esta atividade contou com a colaboração de diversos rotarianos, a saber: Alexandre Faccin - vice-governador 2018/2019, João Carlos Cazú e Nicola Vincenzo Di Salvo, ambos do RC São Carlos, Beatriz Newman do RC São Carlos Bandeirantes e Mauro Barion - secretário executivo do RC São Carlos.
A Associação dos Rotarianos do RC de São Carlos foi criada em 23/02/1986 como proprietária de nossa sede, que foi conseguida com doações de Rotarianos e não Rotarianos e várias promoções que amealharam recursos para a compra de uma sala em edifício central. Essa sala depois foi negociada com o terreno da rua Conde do Pinhal 2267. Doações significativas dos rotarianos do clube e parceria com empresa do ramo permitiram a construção aparelhamento da nossa atual sede, inaugurada em 02/07/1990.
Em seu quadro social o clube sempre contou com nomes de alta representatividade social com continuada prestação de serviços comunitários. Muitos sócios prestaram relevantes serviços à administração distrital de R.I., inclusive quatro de nossos sócios foram administradores do distrito, eleitos governadores distritais.
São eles: Antonio Acyr Marino, Guilherme Cleber Marconi, Bemvindo Augusto Dias e João Carlos Cazú.
O clube dirigiu e suportou em São Carlos, duas grandes Conferências Distritais em 1969 e 1981.
Em 2008, em decorrência de doações de longos anos, tornamo-nos o primeiro clube do distrito com 100% de seus membros como sócios Paul Harris, assim laureado pela TRFRI.
Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.
Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.
Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.
Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago.
Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.
Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.
Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.
Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".
Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.
Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.
Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:
O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.
História
Presidentes
Conselho Diretor
Comissões de Trabalho
Mensagem do Presidente
Associados
Intercambiados
Rotary International
Brazil Office
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios
Projetos
Doe
Empresa Cidadã
Seguro Solidário
Polio Plus
Global Rewards
Equip. Ortopédicos